Institucional

Perguntas Frequentes

Está com dúvidas? Confira esta página que preparamos especialmente para responder as perguntas frequentes.

1. O que é a FATEM?

Formações Aplicadas em Teologia e Missões, FATEM Treinamento em Cursos Livres Ltda ME, CNPJ 15.219.196/0001-87, que tem como objetivo formar novos missionários e viabilizar o envio missionário.

2. Qual o objetivo da FATEM?

Quantas pessoas não têm o chamado missionário e não sabe o que fazer? Não sabem para onde ir, como se preparar, como ir, como se sustentar. Enfim, são várias questões chaves que a FATEM vem auxiliar, desde a ajuda em descobrir qual a missão do aluno aqui na terra, até descobrir caminhos e estratégias para se sustentar, além é claro de oferecer um ensino de qualidade,através de video-aula pela internet podendo o aluno estudar onde quiser, no tempo que tiver.

3. Quanto tempo dura a FATEM?
  • Formações:
    • Formação Teológica Online – 2 anos e 6 meses
    • Formação Teológica e Missionária Online – 2 anos e 6 meses
    • Formação Missionária Online – 1 ano e 6 meses
  • Cursos: Existem cursos de 30 dias, 60 dias e até 90 dias. O tempo de duração depende da quantidade de vídeo aulas de cada curso.
4. Qual o sentimento do curso? (Bíblia, missões, empreendedorismo)

O curso tem o sentimento de viabilizar o envio missionário, ajudando tanto o missionário, quanto a Igreja Enviadora, formando missionários que conheçam a Bíblia, amem e conheçam missões e que sejam empreendedores. Pois existe um número muito grande de missionários que conhecem a Bíblia, amam missões e estão passando dificuldades financeiras no campo missionário; e vamos trabalhar também essa área, ensinando-os a como Paulo a construir tendas.

5. Eu posso estudar em casa?

Sim, pelo nosso CAMPUS VIRTUAL, através do seu login e senha que são liberados mediante os pagamentos das mensalidades, você pode estudar na sua casa. Basta ter acesso à Internet e computador, e você pode estudar no conforto da sua casa, livrando-se da violência, tempo e custo com transporte e alimentação.

6. Eu já fiz Teologia, quero me especializar em Missões, eu preciso estudar tudo de novo?

Não, temos a Formação Missionária Online com duração de 1 ano e 6 meses.

7. Eu não gosto muito de Missões, mas quero estudar Teologia, posso estudar apenas Teologia?

Sim, temos a Formação Teológica Online com 60 disciplinas teológicas.

8. E se no meio da formação o meu pastor me enviar para o campo, eu tenho que parar de estudar?

Não. Pelo CAMPUS VIRTUAL, você estuda onde você estiver basta estar em dia com as mensalidades, que o seu login e senha serão liberados, e com um computador com acesso à Internet, ou até em uma lan house,  você estuda, faz avaliações, preenche relatórios de estágios, avaliações, acessa vídeos de apoio, chat, bancada tira dúvidas. Enfim, toda a estrutura para você estudar no Brasil ou em qualquer lugar do mundo.

9. Tem aula todo dia?

Os vídeos estarão liberados todos os dias. Para estudar, basta acessá-los com o seu login e senha e assisti-los quantas vezes quiser, durante o período de cada disciplina.

10. Eu quero fazer apenas o Inglês e Espanhol com especialização em Missões, posso?

Sim, porém a nossa previsão é a liberação desses cursos em breve.

11. Como faço para ter um pólo da FATEM na minha igreja, na minha cidade?

Basta entrar em contato com a Direção da FATEM, e solicitar. É necessário ter:

  • Telão com projetor;
  • Internet banda larga;
  • Computador;
  • Sala de aula com carteiras de braço.
12. O meu pastor precisa autorizar para eu fazer esse curso?

É muito importante que o seu pastor esteja ciente do curso, até porque ele fará parte da sua formação, principalmente nas formações missionárias, onde trabalharemos juntos, encaixando o seu chamado, o seu estágio e a necessidade da igreja local ou enviadora. Então, a autorização do pastor é uma sugestão, não uma direção, ou condição para você estudar, pois entendemos que é importante. Mas existem casos e casos, pessoas, por exemplo, que estão sem igreja no momento, e não têm o pastor, e outros casos mais. Por isso, como sugestão e não direção, avise o seu pastor.

13. Como vou fazer as provas?

Os alunos presenciais, no próprio Pólo, e os alunos do CAMPUS VIRTUAL, pela Internet, pois contamos com uma plataforma de ensino exclusiva, onde o aluno responderá às questões online.

14. O curso é apostilado?

Sim, isso é algo que nos orgulhamos de dizer. As nossas apostilas são maravilhosas, com um ótimo conteúdo, disciplinas muito importantes e fundamentais na formação do servo de Deus, elas estarão à disposição do aluno em seu ambiente de estudos.

15. O que são vídeo aulas de apoio?

A FATEM conta com um banco de vídeos de apoio a que o aluno tem o acesso no seu ambiente virtual. São vídeos pesquisados na Internet, ou do nosso acervo acadêmico, onde o aluno pode assistir à vontade no período que estiver estudando cada disciplina referente àqueles vídeos. Por exemplo, o aluno está estudando Pentateuco, serão liberados os vídeos de apoio desta disciplina; e assim, conforme vai seguindo nas disciplinas, vai seguindo também com os vídeos de apoio.

16. Aqui na igreja, temos um grupo de pessoas, que querem saber mais sobre a FATEM, vocês vêm até aqui para apresentar os cursos?

Sim, nós temos parceiros e divulgadores que podem ir até aí mostrar todas as ferramentas da FATEM, ou até mesmo caso seja numa cidade distante, no nosso CAMPUS VIRTUAL, ao vivo.

17. Quando abrimos um pólo temos que ter professor?

Pólo com aulas presenciais: Sim. Nesse caso iremos treinar os professores no nosso CPP – Centro de Preparação de Professores, e ele dará aula presencial.

Pólo com vídeo aulas: Não. Apenas um facilitador que passará as vídeo aulas e responderá as dúvidas dos alunos, e caso seja necessário encaminhará a dúvida do aluno à nossa bancada de professores que responderá em até 48 horas.

18. Qual é a nota média que tenho que tirar para ser aprovado?

A nota média é 7,0 (sete), abaixo disso o aluno passará pela 2ª avaliação, e dependendo da situação fará trabalhos extras, para compor a sua nota. Se mesmo assim, o aluno não atingir a nota média, ele terá que refazer a disciplina.

19. O que são estágios semanais?

Os estágios semanais são tarefas dadas aos alunos, que durante a semana irão desenvolver juntamente com os pastores da igreja local ou igrejas enviadoras. O objetivo do estágio é trazer a prática do aprendizado e o crescimento do aluno. Os estágios são monitorados semanalmente via relatórios disponíveis no ambiente virtual do aluno.

20. Atualmente estou sem igreja, posso fazer o curso?

Sim, pode. Aconselhamos que você busque uma igreja que pregue o evangelho verdadeiro, pois cremos que a cobertura da noiva é algo essencial nos dias de hoje, pois a Palavra de Deus diz em Mateus 16:18: “Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”. As portas do inferno não prevalecem contra a noiva. Por isso, esteja ligado à Noiva de Cristo, é ela que o Noivo vem buscar.

21. A faculdade tem site?

Sim, fatem.org.br.

22. Eu vou ter que fazer viagens missionárias?

Não são obrigatórias, mas importantes para os alunos de Missões. Poderão ter viagens missionárias anuais: 1º ano – dentro do próprio estado, 2º ano – dentro do próprio país, e o 3º ano para outro país. Essas viagens serão feitas nas férias das aulas, e para lugares que já temos parceiros, para recebê-los, e trabalhar no local estabelecido. Lembrando que o aluno que irá arcar com todas as despesas de transporte e alimentação.

23. Se eu estudar e parar no meio do curso, recebo certificado?

Apenas o certificado dos módulos completos, que poderá servir como disciplinas estudadas e horas/aulas em outro seminário (dependendo do critério do seminário em que o aluno irá estudar). Caso o aluno queira voltar, não será necessário fazer tudo de novo, liberaremos as disciplinas a partir do ponto que parou.

24. Como tiro as minhas dúvidas?

Pelo e-mail contato@fatem.org.br ou pelo telefone 0800 940 0313, de qualquer número fixo no Brasil.

25. Como faço os pagamentos das mensalidades?

Através de meios de pagamento disponíveis no ambiente virtual do aluno (boleto bancário, cartão crédito, débito, depósito bancário), ou na própria secretaria da FATEM.

26. O curso é por vídeo apenas? Não tem professor?

O corpo do curso é por vídeo aula. O aluno vai assistindo, respondendo as questões e avançando no curso. Porém, contamos com uma equipe de tutoria, onde, assim que fizer a matrícula, o seu tutor começará a entrar em contato com o aluno e vai acompanhando a sua evolução durante o curso.

Teremos sim, algumas aulas ao vivo transmitidas pela Internet.

27. Quais são as tarefas semanais?

Essas tarefas podem ser: leituras, resumos, questões; e até tarefas práticas como visitas evangelismo, creche, asilo, etc., sempre de acordo com o seu chamado e a necessidade da sua igreja, pois o objetivo da FATEM é potencializar o seu chamado para servir a Deus na igreja que você faz parte, debaixo da visão e orientação do seu pastor.

Se esta página com perguntas frequentes não te ajudou, por favor, entre em contato.